‘Orange goo’ is used in armor for soldiers and football players

(CNN)Poderia esta viscosidade lustrosa, brilhantemente colorida do laranja ser uma versão real-vida do “Flubber” do filme 1997 starring Robin Williams?

Não muito … Mas, embora possa parecer que é feito para crianças, na realidade, está revolucionando a forma como os soldados estão protegidos, e poderia reduzir radicalmente o número de traumatismos cranianos no futebol.
É um gel desenvolvido pela empresa britânica D3O que atua tanto como um líquido quanto como um sólido. Quando manuseado lentamente o goo é macio e flexível, mas no momento em que recebe um impacto, endurece. É tudo graças às propriedades de absorção de choque do gel.
Felicity Boyce, um desenvolvedor de materiais na D3O, disse à CNN: “Se eu o acertar com meus dedos, ele é muito suave”, mas se você bater com grande força, ele se comporta mais como um sólido que está absorvendo o choque e nada disso Impacto passa pela minha mão “.
? Flubber?  Apresentou Robin Williams como um professor peculiar que descobre uma substância verde, de borracha.

Com a mistura cuidadosa, a equipe tem sido capaz de usar o gel patenteado em capacetes, casos de telefone celular, luvas e mais notavelmente, armadura para jogadores de futebol e os militares.
“Obviamente, você não poderia usar este (gel) dentro de um item de proteção – porque é confuso, é pegajoso, e é pegajoso”, disse Boyce. “Então essa é a parte inteligente – incorporando isso em algo que pode ser usado como um produto final e ainda manter as propriedades de ser suave e flexível.”

‘Oportunidades infinitas’

Desenvolvido em 1999, o material ganhou destaque durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim , quando a empresa de vestuário Spyder usou o gel protetor D3O para os fatos de corrida dos times de esqui dos EUA e Canadá.
Desde então, tem sido usado por Usain Bolt nas solas de seus sapatos nas Olimpíadas de 2016 Rio e a empresa tem teamed up com muitas marcas globais no esporte, eletrônica, defesa e vestuário industrial.
O medalhista de ouro olímpico Usain Bolt usou a palmilha de esporte da D3O, que foi projetada para melhorar o desempenho e reduzir lesões.

Floria Antolini, a diretora de conhecimento da D3O, disse que havia oportunidades intermináveis para o goo laranja.
“Quando você cria algo tão diferente do que qualquer coisa no mercado, há muita experimentação (isso pode ser feito)”, disse ela.

Absorção de impacto

O futebol americano tornou-se um enorme mercado para a empresa britânica, onde o gel é incorporado em estofamento e capacetes para absorver o impacto de todos os golpes que um jogador recebe.
Em 2015 sozinho, houve 271 concussões relatadas na NFL , mas usando esta tecnologia, D3O espera reduzir drasticamente o número de lesões trauma de cabeça.
“Somos parte da solução e definitivamente podemos contribuir para proteger as pessoas para que sofram menos lesões”, disse Antolini.
Os testadores soltam pesos diferentes nos capacetes D3O para descobrir quanta força o material pode absorver.

Para determinar quanto impacto pode ser absorvido pelos capacetes D3O, a empresa realiza testes em cabeças de manequim.
“O principal teste em que estamos interessados é o desempenho do impacto, derrubando pesos diferentes em materiais e para medir a força que é transmitida para o material”, disse Boyce.
“Isso nos diz o quão bem isso protegeria seu corpo de um impacto particular.”
D3O afirma que pode reduzir o impacto contundente em 53 por cento em comparação com materiais como a espuma.

Protecção e conforto

D3O realiza testes em cabeças de manequim para ver quanto impacto pode ser absorvido através de seu estofamento de capacete.

A equipe D3O também trabalhou extensivamente com as forças de defesa dos EUA e Reino Unido, polícia e serviços de emergência para fornecer roupas protetoras e confortáveis.
Antolini disse que a empresa começou a estudar como proteger os soldados contra impactos e melhorar tudo, desde seus sapatos até o preenchimento dos joelhos, cotovelos e ombros – para que os combatentes pudessem manter suas posições sem ficarem desconfortáveis.
Ela acrescentou: “Enquanto não temos um material que pode parar uma bala, temos um material que pode reduzir a quantidade de trauma que seu corpo iria experimentar se você foi baleado.”
Fonte: CNN
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s