Tingimento de têxteis com bactérias

Como alternativa aos corantes sintéticos tóxicos, os cientistas estão explorando bactérias como fábricas de cor e uma ferramenta para gerar padrões em tecidos. Em um projeto na Universidade de Roterdã, cientistas submeteram bactérias produtoras de pigmentos a freqüências sonoras e descobriram que a produção de pigmentos foi aumentada, indicando que poderia levar a escalonamento do processo de coloração bacteriana.
A pesquisa foi realizada pelos designers Laura Luchtman e Ilfa Siebenhaar. Com a ajuda do engenheiro de som Eduard van Dommelen, os designers construíram uma instalação sonora em um laboratório biomédico. Fazendo a dança das bactérias, tentaram excluir o crescimento aleatório a fim criar telas modeladas bonitas.
A pesquisa faz parte do Living Color, um projeto de pesquisa de biodesign dos dois designers. Biodesign é a polinização cruzada da natureza, ciência e design em que os organismos vivos fazem parte integrante do processo de design.
Verificou-se que as freqüências de som ajudaram a acelerar a produção de pigmentos. Enquanto as bactérias que não foram submetidos a som criados tecidos manchados, as bactérias dança criados tecidos tingidos simples. Embora o resultado fosse o oposto do que a equipe visava, o resultado pode levar a maneiras de aumentar a escala do processo de tintura bacteriana.
Crescer bactérias como uma fábrica de corantes pode levar a uma forma mais sustentável para a cor, uma vez que estes pigmentos bio são uma alternativa aos tinturas têxteis sintéticos, tóxicos .
O estudo inspira-se em fenômenos cíticos como as figuras de Chladni e as ondas de Faraday, que fazem com que a matéria tome forma em padrões geométricos quando submetida ao som. (SV)

Fibre2Fashion News Desk – Índia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s